Quem nunca sentiu o cheiro a pipocas no cinema e teve logo vontade de comprar um pacote? Isto acontece porque o marketing olfativo, que é a forma como as marcas usam os aromas, pode influenciar muito o nosso comportamento.
Como os aromas nos fazem gastar mais?
Os cheiros estão ligados às nossas memórias e emoções. Este fenómeno designa-se Memória Olfativa. Quando sentimos um aroma que nos remete para algo bom, ficamos mais felizes e propensos a comprar coisas que nos dão prazer.
Quem nunca sentiu o aroma irresistível de pão quente ou croissant ao passar numa padaria? Esse cheiro, por si só, já é capaz de abrir o apetite e fazer-nos comprar mais.

Por exemplo, se uma loja tem um aroma agradável, permanecemos mais tempo. Quanto mais tempo ficamos, mais artigos vemos, maior é a vontade de comprar. Não é raro, em conversas, falarmos da marca X ou Y e a pessoa logo dizer: “Adoro o cheiro dessa loja!” – Este comentário demonstra como a memória olfativa pode gerar uma forte ligação emocional com um determinado espaço comercial.
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